Capa > Ciências > A Origem da Lua | Como a lua se originou?

A Origem da Lua | Como a lua se originou?

A Origem da Lua

Não se sabe ao certo como a lua se originou, mas existem inúmeras teorias que relatam seu aparecimento em órbita. A teoria mais aceita hoje diz que a lua se formou através de uma colisão entre o planeta Terra e um corpo do tamanho de Marte, há aproximadamente 4,6 bilhões de anos.

A Origem da Lua | Como a lua se originou?Acredita-se que o choque entre os dois corpos aconteceu na última fase do processo de formação da Terra, quando parte do seu núcleo se perdeu. Uma nuvem de poeira se formou sobre a Terra em razão da colisão.

A parte perdida do núcleo sofreu um processo de condensação e se aproximou do plano da eclíptica, que fez com que este núcleo condensado entrasse em órbita. Sua temperatura após a condensação explica a ausência de compostos voláteis nas rochas lunares.

Investigação sobre a origem da lua

Para tentar elucidar a questão, grupos de astrônomos têm feito simulações em computador para tentar encontrar a resposta. Mas, por enquanto, nada há de conclusivo. “Há várias teorias, mas nenhuma delas é suficiente”, revela Roberto Boczko, pesquisador do Instituto Astronômico e Geofísico (IAG) da USP. “Na verdade, sobram perguntas e faltam respostas.” Segundo Boczko, quatro hipóteses são as mais prováveis. Primeira: a Lua teria sido formada, depois do Sol, a partir de material remanescente da gigantesca nebulosa primordial que originou os planetas, satélites, cometas e asteróides do Sistema Solar. Segunda: o satélite se desgarrou da própria Terra. Terceira: a Lua se formou longe da Terra e foi capturada pelo planeta.

Quarta, a mais catastrófica de todas: nosso único satélite natural se formou a partir de uma violenta trombada espacial, onde um asteróide, do tamanho de Marte, com diâmetro mais ou menos equivalente à metade da Terra, chocou-se com nosso planeta e lançou violentamente no espaço uma n uvem de fumaça e matéria incandescente, que se fundiu originando a Lua. A primeira hipótese, uma das mais aceitas entre os astrônomos, é a chamada teoria de coformação da Lua, segundo a qual ela teria surgido ao mesmo tempo que a Terra, a partir de matéria que não foi absorvida na formação do planeta. “É como se a Lua fosse irmã da Terra”, explica Boczko. Antes de o Sistema Solar ser formado, tudo era apenas uma gigantesca nuvem de poeira e gás em forma de disco que girava ao redor de seu eixo. Lentamente, essa imensa nebulosa foi se contraindo.

Um comentário

  1. sme8R8 rbiqeeeiyeix, [url=http://hbqanrovwnyb.com/]hbqanrovwnyb[/url], [link=http://jibrarsswieh.com/]jibrarsswieh[/link], http://xotxxffcghae.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>